Um dia #nacozinha: opções veganas.

Olá pessoas! Boa tarde.

Fazia um tempo que eu não aparecia por aqui, mas hoje me redimo e trago algumas opções de receitas veganas (ou seja, que não leva carne e nem derivados, como ovo e leite). Essas receitas são multifuncionais, pois além de serem super saudáveis, ideais para quem deseja fazer uma boa reeducação alimentar, também ajudam as crianças a comerem legumes diversos com prazer.

1 – HAMBURGUER VEGANO DE CENOURA COM ARROZ.

Conforme vou aprendendo a cozinhar, percebo que sou uma coelha (rs.), pois tudo quero fazer com cenoura. Essa é uma autocrítica com desejo de mudança, pois o objetivo é trazer receitas variadas e diversificadas para vocês. Enquanto isso não acontece, espero que vocês tirem proveito dessa minha caminhada alimentar.

Essa receita eu tirei do site “Jornada Vegana”. Abaixo segue o link com a receita e fotos do meu preparo:

Hambúrguer de cenoura

PS: Como os temperos são “a gosto”, ou seja, que varia muito conforme o paladar pessoal, digo à vocês os temperos que eu utilizei: sal, salsinha, coentro, orégano, alecrim e manjericão. Em vez de fritar eu untei a forma com azeite extra-virgem e levei a modelagem ao forno.

unnamed (12)

2 – “MACARRÃO” a base de legumes. 

Para essa receita eu utilizei o aparelho espirilizador que ganhei de uma amiga, que rala o legume em formato de espaguete. Confesso que não acertei a mão muito bem de primeira, então fico devendo pra vocês uma foto mais bonita e caprichada. De qualquer forma segue a minha forma de fazer, mas você pode utilizar os legumes que quiser:

Uma cenoura, meio pepino e meio chuchu. Depois de ralado refoguei com cebola, alho, salsinha e sal. Só 🙂 segue a foto:

unnamed (13)3 – Chips de legumes, ou ratatouille de legumes. 

Essa ideia eu peguei da Bela Gil, mas também não reproduzi igual a ela.

Você pode usar os legumes que quiser, no caso da foto abaixo temos: inhame, cenoura (sempre ela rs) e chuchu.

Corte os legumes em rodelas finas em uma forma untada com azeite extra-virgem. Acrescente sal, e os temperos a gosto. Eu usei orégano e alecrim. Depois mais um pouquinho de azeite. Quanto mais fininho, mas a probabilidade de sair como chips, mas se for mais grossinho, pode ser apresentado como legumes assados ou ratatouille. Essa é uma ótima opção para inserir variedade nutritiva no prato do seu filho. Aqui em casa é sucesso até mesmo para quem não gosta muito de culinária saudável

unnamed (15)
Foto dos legumes antes de irem ao forno.

É isso galera! Espero que tenham gostado das minhas dicas! Hoje o dia rendeu.

Se você quiser compartilhar alguma receita com a gente, deixa um comentário! Eu tento reproduzir e posto aqui no blog com os devidos créditos. Se você fez algumas dessas receitas e gostou (ou não!), também quero saber sua opinião!

Um abraço.

Bruna.

Publicado por

brunabonfeld

Sou leitora, estudante de História, mãe, esposa, filha, amiga, admiradora de Psicologia, amante de artes no geral e de comida. A ordem de importância não está em ordem :)

Deixe um comentário