Sobre o grupo #lancheirasaudavel e o auxílio na alimentação saudável do meu filho.

Olá para todos!

Como já tinha comentado anteriormente, não abandonei o blog, só estou com dificuldades de administrar meu tempo, agora que voltei as aulas na faculdade. Apesar do tempo limitado, estou sempre pensando em trazer alguma informação, dica e questões legais para vocês.

Hoje vou falar sobre um grupo que foi muito inspirador e que ainda me auxilia na construção do tipo de alimentação que dou e que pretendo prosseguir com meu filho.

Quando meu filho começou a introdução alimentar (para mais informações, segue o link (https://letrasartesepanelas.wordpress.com/?s=introdu%C3%A7%C3%A3o+alimentar), eu tive um interesse renovado por aprender a cozinhar (e eu mal fritava um ovo), senti essa necessidade, essa vontade. Queria que meu filho tivesse uma gama de nutrientes diversos, que possibilitassem o seu melhor desenvolvimento. Ao pesquisar mais e mais sobre o assunto, entendi uma coisa fundamental: a alimentação saudável é a construção de um hábito e pode sim, ser muito gostosa. É só abrir a mente para novas possibilidades. Comecei a rever inclusive a minha alimentação, pois não adiantava nada querer que meu filho se alimentasse bem se eu não fizesse o mesmo.

Dessa forma, pelos meus cliques nas redes sociais, descobri o grupo Lancheira Saudável e pedi autorização. Lá encontrei uma grande variedade de informações, receitas e discussões valiosas entre mães (e uns poucos pais), preocupados com a saúde dos filhos via alimentação. Aprendi a como cozinhar verduras e legumes de forma mais saborosa e apresentável para adultos e crianças, a relativizar algumas percepções (afinal, o que é saudável para um, não necessariamente é para outro), a dar muito valor ao natural e menos aos industrializados. Meu filho nunca tomou um danoninho, suco de caixinha ou geléia de mocotó, pois aprendi que não preciso dessas opções cheias de açúcar e corante, se posso oferecer ao meu filho outras opções. Sabiam que uma maçã é mais barata? Pois é! E ele adora. Antes que alguma mãe ou pai diga que estou sendo “radical”, digo que em situações que não representem o cotidiano, o Francisco pode vir a consumir esses alimentos, só não quero que ele se vicie em açúcar cedo demais como aconteceu comigo. Ele pode ter outras possibilidades.

Além disso, agora o grupo também tem uma página no facebook: https://www.facebook.com/lancheirasaudavel1/?fref=photo

Curtam! Vocês vão gostar! E peçam autorização no grupo, é só jogar no face rs.

Continuando…

Alimentação saudável não precisa ser cara e custosa se você valorizar frutas, legumes e verduras, carnes, leguminosas entre outros…claro, se você quiser variar e fazer um bolo integral de banana com cacau em pó, você precisará de algumas opções de ingredientes mais caras, mas isso não representa o dia-a-dia.

Tendo em vista tudo isso, pedi para a idealizadora do grupo, Camila Veronese uma entrevista rápida, para vocês conhecerem um pouco mais sobre o grupo e sobre a importância da Alimentação Saudável. Gostaria de agradecer muito a disponibilidade da Camila e também de outras mães que se ofereceram para responder as perguntas. Infelizmente não tive tempo hábil para a inclusão de outros relatos e achei que o post ficaria muito grande. De qualquer forma, o espaço do blog está aberto para uma nova conversa sobre o assunto. Quem quiser deixar um relato sobre como a alimentação saudável mudou ou não sua concepção de vida, deixe um comentário ou mande um e-mail para: letrasartesepanelas@gmail.com que irei ler e considerar com o maior carinho!

Segue a entrevista na íntegra:

01 – Você e sua irmã Fernanda Veronese são moderadoras desse grupo atualmente. Vocês são também as fundadoras e idealizadoras? Como surgiu a vontade de criar o grupo?
Sou criadora, idealizadora e moderadora do grupo rsrsrs. Minha irmã entrou para me ajudar a organizar o grupo. A ideia surgiu, pois, comecei a tirar fotos e divulgar a lancheira da minha filha na minha pagina do facebook. Primeiro pensei em criar um grupo no whats app só com os amigos, mas, achei que um grupo no facebook seria uma forma mais interessante de trocar ideias para montar uma lancheira saudável e nutritiva. É muito difícil você ter ideias para montar um lancheira diariamente, pensei que um grupo varias pessoas poderiam divulgar suas lancheiras e assim teriamos mais ideias, receitas e informações.
02 – Como é moderar um grupo com diversas mães que tem algumas vezes opiniões divergentes? Qual o critério utilizado? 
Cuidar de um grupo com 15 mil membros não é fácil, lidamos com pessoas muito diferentes, opniões diferentes e formas diferentes de falar. O Sucesso do grupo vem da forma como ele é administrado, não permitimos publicações que fogem do tema do grupo, as vezes publicam coisas muito interessantes, mas excluímos para que o foco não seja perdido. Quando existe uma publicação que só vai gerar polêmicas e não vai ajudar, também é excluida. Prezamos a boa educação, temos que entender que o grupo é formado por mães que buscam o melhor para seus filhos, não estamos aqui para julgar e nem para dizer o que é certo ou errado, somente um profissional da saúde pode dizer o que é certo ou errado, isso que tentamos mostrar o tempo todo. O Objetivo do grupo é a troca de receitas, dicas e informações.
03 – O que a alimentação saudável mudou na sua vida e na vida da sua família? 
Mudou tudo, eu comia muito mal, com a gravidez  aprendi a me alimentar melhor, procurei uma nutricionista e fiz uma reeducação alimentar, hoje procuro comer o mais saudável possível, ainda tenho vícios, se eu tiver vontade de comer uma besteira eu como, mas hoje entendo que uma alimentação saudável e equilibrada é importante para a saúde. O meu marido também gosta, ele também come super bem e me incentiva muito nessa busca.
04 – Sua filha recebe uma alimentação mais saudável desde o início de sua vida, ou foi uma transformação? 
A alimentação da minha filha é saudável desde a barriga. Quando gravida, procurei uma nutricionista para fazer uma dieta balanceada para ela receber todos os nutrientes necessários e aprender a comer.
05 – Quais são as suas expectativas em relação a essa nova conscientização de alimentação saudável, começando pela infância? Você acha que os pais estão mais conscientes da importância da alimentação saudável ou isso ainda é restrito a um grupo? 
Acho que as pessoas precisam mudar muito ainda, hoje se você não da besteiras para sua filha, você é criticada, infelizmente o bonito é dar balas, pirulitos, refrigerante etc.. ouço e ouvi muito a mesma frase : coitada da Maya, ela não é feliz, não come comida de criança, deixa essa menina ser criança… Minha filha é super feliz, açúcar não é sinônimo de felicidade para ninguém. Muitas pessoas estão mais conscientes, porém acho que ainda precisa mudar mudar muito, até no grupo tem pessoas que chamam outras de “radicais” porque são mais rigorosas na alimentação. As pessoas precisam pesquisar mais, precisam entender que certos alimentos não são nada benéficos para a saúde das crianças. Sempre digo, minha filha é meu maior amor, por que tenho que dar alimentos que só farão mal a ela ? Alimentação saudável é questão de saúde. Precisamos mudar essa visão, vejo crianças da idade da minha filha, dois anos, comendo  esses biscoitos de pacotes ( salgadinhos de milho) e refrigerante, o que isso vai trazer de beneficio para essas crianças? Infelizmente muitas pessoas ainda não entenderam que o que se aprende comer na infância será o que vai levar para a vida adulta. Que tal comer frutas, verduras e legumes ? rsrsr
Foto tirada por Bruna Bonfeld.
Publicado por

brunabonfeld

Sou leitora, estudante de História, mãe, esposa, filha, amiga, admiradora de Psicologia, amante de artes no geral e de comida. A ordem de importância não está em ordem :)

2 thoughts on “Sobre o grupo #lancheirasaudavel e o auxílio na alimentação saudável do meu filho.”

Deixe um comentário

