Sobre “A esperança Parte I” – Franquia “Jogos Vorazes” #sessãopipoca

Bom dia!

Hoje eu volto com mais #sessãopipoca em Artes no meu e no seu blog, Letras, Artes e Panelas.

Antes de iniciar meu comentário sobre o filme em questão, gostaria de dizer que em algum momento vamos tratar da série como um todo em Letras, por que a abordagem e algumas especificidades diferem do livro para o filme. Entretanto, resolvi ir na onda da expectativa para o último filme de Jogos Vorazes, “A esperança O Final”, que estréia essa semana nos cinemas brasileiros.

Bem, no final de semana que passou eu assisti com meu marido o último filme lançado, protagonizado por Katniss Everdeen, interpretada pela linda, maravilhosa, incrível, sensacional Jennifer Lawrencer. Minha opinião é que os filmes não seriam os mesmos sem a participação dessa talentosíssima atriz. A personalidade que ela confere à personagem é autêntica e eu não consigo ler o livro sem imaginar Lawrencer. “Eu me voluntario como tributo!”. Os produtores acertaram em cheio escolhendo-a, pois para mim não teria atriz melhor para o papel.

Nesse filme Katniss está vivenciando, ao meu ver, um dos momentos mais dramáticos de sua história na série. Após o final impreciso e catastrófico dos últimos jogos, o Massacre Quartenário, Katniss é resgatada da Arena para cumprir um papel na Revolução contra a Capital comandada pelo Distrito, tido até então como aniquilado. O Distrito 13. Ela se vê obrigada a exercer um papel político central, no qual assume oficialmente a posição de “Tordo”, que será a cara da Revolução. Quando digo “obrigada”, quero dizer “sem escolha”, diante das circunstâncias. Ao mesmo tempo ela precisa lidar com suas angustias emocionais, traumas de guerra e com o medo constante que a ausência de Peeta (Josh Hutcherson) representa.

Por motivos que o spoiller não me permite revelar, a relação entre Katniss e sua irmã Prim (Willow Shields), tão afetada pelos Jogos Vorazes, ganha renovada importância tanto nos livros, como nesse filme especificamente.

O Distrito 13, que até então não tinha representação nos filmes anteriores, é muito bem desenhado, tanto na sua estrutura, como no seu funcionamento. A presidente Coin, interpretada pela também excelente Julianne Moore, faz com que a gente entre de vez nos papéis políticos que  que a história deseja transmitir.

O que eu mais senti falta no filme e que eu acho muito importante para história em termos gerais, foi da demonstração da amizade especial e íntima que Katniss desenvolve com Finick Odair (Sam Claflin). Ambos passaram por situações terríveis nos Jogos, ambos perderam para a Capital, pelo menos momentaneamente, seus entes amados. No caso de Katniss, Peeta e no caso de Finick, Annie Cresta (Stef Dawson). Ou seja, eles são muito identificados em suas tragédias pessoais. Além disso, achei que o filme poderia ter explorado mais o potencial artístico de Sam Claflin.

Concordo que o filme também não abordou de forma mais concreta a reaproximação de Katniss e Gale (Liam Hemwsworth), mas acho que a atuação do ator não colabora. Oh yes, o irmão mais novo do Thor. Rs.

Em contrapartida, na minha opinião, o ponto auge do filme é o primeiro discurso espontâneo de Katniss, após a sua primeira incursão em campo (como podem ter pessoas que ainda irão assistir o filme, não descreverei melhor essa cena). Lembro que quando revi essa cena fiquei até arrepiada.

Para mim esse é o filme mais maduro da saga, apesar de eu gostar de absolutamente todos. Sou fã da série e ela vai ser figurinha repetida aqui no blog.

Estamos todos na expectativa para um excelente filme de “A Esperança – O final” – que eu verei com muita felicidade e tristeza nos cinemas. Rs.

“Lembre quem é o verdadeiro inimigo”.

Publicado por

brunabonfeld

Sou leitora, estudante de História, mãe, esposa, filha, amiga, admiradora de Psicologia, amante de artes no geral e de comida. A ordem de importância não está em ordem :)

Deixe um comentário

