Almoço saudável pra sua família, inclusive o baby! #receitas

Hoje em “Panelas”, vou dar um exemplo de comida saudável para ser consumida por toda a família.

Para seus filhos comerem bem eles precisam não só de estímulo, mas também de exemplos. Não adianta nada eu oferecer uma farta variedade de legumes e verduras se eu mesma não como. Isso é essencial para transmitir uma boa educação alimentar para as crianças. Meu filho tem 01 ano e 08 meses e portanto já pode comer a mesma comida que os adultos da casa. O que ele ainda não consumiu são: embutidos, carne de porco e creme de leite. Evito: frituras e comidas gordurosas.

Segue fotos do almoço de hoje aqui de casa, feito pela minha linda e amada vovó (que não tem me deixado cozinhar ultimamente rs).

unnamed (9)

Refeição do dia: arroz com cenoura, batatas e cenouras cozidas, peixe cozido e couve refogada. Vou dizer o passo-a-passo para você poder fazer na sua casa e oferecer essa variedade de nutrientes para você, seu filho e família.

ARROZ COM CENOURA:

Como esse é o arroz branco, a medida é: dois copos de arroz – 4 copos de água para colocar para ferver. Sobre lavar o arroz…segundo a Rita Lobo não é necessário, (nota de rodapé: Rita Lobo apresenta o programa “Cozinha Prática no GNT) mas eu me sinto segura reproduzindo esse mito (ou não?) rs. Descasque a cenoura e corte em cubos pequenos. Depois refogue cebola no óleo de sua preferência (eu costumo usar o de girassol). Acrescente a cenoura, deixe refogar e depois acrescente o arroz, misture bem e jogue a água fervida. Mais uma vez a Rita Lobo dá a dica de colocar sempre um pouquinho a mais de água, pois quando chega nessa parte, de acrescentar a água, perde-se um pouco pela evaporação. Também nunca fiz isso mas meu arroz dá certo rs. Feche a panela em meia tampa e espere 20 minutos. Pronto!

Dica: Para as crianças que tem dificuldade em comer legumes ou verduras é interessante acrescentar sempre um legume ou verdura no arroz ou feijão que irá cozinhar. É mais fácil para eles aceitarem e agrega no sabor.

BATATAS INGLESAS E CENOURAS COZIDAS.

Muito fácil também. Descasque as batatas e as cenouras e deixe cozinhar na água com um pouco de sal. Depois escorra a água e acrescente um pouco de azeite extra-virgem.

COUVE REFOGADA

Comprei essa couve específica ontem na feira. Então é aquela folha bem grande e bonita 🙂 .

Bem, Lave-a. Corte o talo e corte a folha em fatias bem finas (a dica de vovó é enrola-la como se fosse uma trouxinha para fatiar). Refogue em uma panela uns 04 dentes de alhos descascados com azeite extra-virgem e acrescente um dedo de água (vovó é assim, tudo no olhômetro)! Acrescente a couve e deixe-a refogar nessa mistura até ela pegar o gosto. Prontinho!

PEIXE COZIDO

Essa receita é um pouco mais elaborada, mas também fácil. O peixe também comprei na feira, filé de pescadinha. Dá pra ver na foto que são vários pedaços, nesse caso o equivalente a 1 kilo.

Tempere os filés com sumo de um limão espremido e sal a gosto. Em uma panela a parte acrescentamos alguns dentes de alho (falo alguns por que também vai do gosto pessoal de cada um, mas em média uns 04), uma cebola picada, salsa picada (mas também pode ser coentro, ou os dois), azeite extra-virgem e um copo de água. Esse será o molho do peixe. Quando essa mistura estiver bem grossinha significa que está pronta. Em uma travessa coloque o peixe e despeje esse molho e leve a forno baixo até dourar.

Espero que tenham gostado dessa dica!

Se você quiser compartilhar comigo alguma receita saborosa e saudável para crianças e adultos deixa um comentário pra mim. Vou tentar fazer e postarei aqui no blog com os devidos créditos.

Um abraço.

Bruna.

Publicado por

brunabonfeld

Sou leitora, estudante de História, mãe, esposa, filha, amiga, admiradora de Psicologia, amante de artes no geral e de comida. A ordem de importância não está em ordem :)

Deixe um comentário